O QUE É O ARREBATAMENTO MENCIONADO NA BÍBLIA?

“A FALHA não é de Deus. A falha é minha. Eu calculei errado”, foi citado como tendo sido dito pelo líder do grupo, Bill Maupin. A data predita, 28 de junho de 1981, veio e passou — e nada aconteceu.
O grupo de Maupin, que reunido esperou pacientemente 36 horas, não foi o primeiro a se desapontar. Lá em 22 de outubro de 1844, calculadamente 100.000 seguidores de William Miller, nos telhados de casas e em morros, por horas a fio esperavam por esse mesmo evento.
Que esperavam tão ansiosamente esses dois grupos, e outros, no ínterim? O arrebatamento!
Que é o Arrebatamento?
Essencialmente é a crença de que os cristãos serão apanhados, subitamente tirados do mundo para serem juntados a Cristo “no ar”. Como Tim LaHaye escreveu em seu livro O Começo do Fim (em inglês): “Deixaremos esta terra imediatamente. Não importa o que estivermos fazendo, seremos subitamente tirados do mundo.”
Ele prossegue: “O Arrebatamento da Igreja será um evento de proporções tão estarrecedoras que o mundo inteiro ficará sabendo da nossa partida. Alguns têm sugerido que haverá desastres de aviões, ônibus e bens em toda a terra quando os condutores cristãos forem subitamente levados do mundo. Quem pode imaginar o caos nas estradas quando os motoristas forem içados de seus carros!”
Realmente, alguns motoristas têm colado adesivos em seus carros que dizem: “Em Caso de Arrebatamento Este Carro Ficará Sem Motorista.”
Há, porém, opiniões divergentes quanto a como e quando ocorrerá o arrebatamento. Alguns crêem que será um arrebatamento secreto, com o simples desaparecimento dos que forem levados. Outros crêem que Cristo aparecerá visivelmente e erguerá os “santos” em corpos visíveis à vista do mundo. Alguns crêem que o arrebatamento ocorrerá após os sinais e a “grande tribulação” mencionada na Bíblia em Mateus, capítulo 24.
A idéia mais popular, contudo, é a de que haverá duas vindas de Cristo distintas (ou dois estágios de sua vinda): Primeiro, ao ar, para coletar a si crentes antes do início duma tribulação de sete anos; e segundo, à terra, para estabelecer seu reino e começar seu reinado milenar no fim daquela tribulação.
Por Que Alguns o Esperam
Essa idéia de escapar completamente de futuras calamidades mundiais agrada a muitos. Tem feito com que tais crentes adotassem uma atitude imperturbável quanto às condições mundiais.
“A grande diferença entre os cientistas e esses evangélicos”, diz o escritor religioso George Plagenz, “é que, ao passo que os primeiros estão preocupados quanto à possibilidade de o mundo se acabar em breve, os cristãos estão literalmente emocionados com essa perspectiva. . . . A razão para o otimismo dos cristãos crentes na Bíblia é que, no seu entender, enquanto o mundo oscila à beira da Grande Tribulação, um desastre cósmico predito na Bíblia, os crentes em Cristo serão poupados”.
Escreve John F. Walvoord em seu livro Armagedom, Petróleo e a Crise no Oriente Médio (em inglês): “Seria difícil não ficar aflito se as Escrituras não mostrassem claramente que o inevitável martírio na grande tribulação não seria a próxima expectativa para os crentes, nesta era. Os verdadeiros cristãos hoje não precisam temer os dias catastróficos prestes a sobrevir ao mundo. Em vez disso, têm a iminente esperança da volta de Cristo e de ser juntados ao Senhor para usufruir Sua presença para sempre.”
“Que maneira excelente de se viver!”, exclama o conhecido escritor Hal Lindsey. “Com otimismo, com antegosto, com emoção. Devemos viver como pessoas que não esperam estar aqui por muito tempo.”
Encontra-se na Bíblia?
Ensina a Bíblia que todos os cristãos verdadeiros serão arrebatados ao céu? Serão levados deixando atrás o restante da humanidade para enfrentar calamidade?
Essa crença se baseia em 1 Tessalonicenses 4:16, 17, onde se encontra a palavra “arrebatados”. Lemos ali: “O próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro. Depois nós, os viventes, que sobrevivermos, seremos juntamente com eles arrebatados em nuvens, para encontrar o Senhor no ar; e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Os crentes no arrebatamento dão a seguinte interpretação literal a essa passagem: Cristo virá de novo à terra. Os “santos” mortos serão ressuscitados e os “santos” vivos serão levados, ou arrebatados. Tendo recebido novos corpos imortais, erguer-se-ão e se juntarão a Cristo no ar, e ele os levará ao céu.
Essa crença, pois, está ligada à volta de Jesus Cristo. Mas, qual mostra a Bíblia ser o propósito da volta de Cristo?
Maneira e Propósito da Volta de Cristo
A Bíblia não indica que haverá um retorno literal, corporal, de Cristo à terra. Em vez disso, mostra que ele retorna no sentido de voltar sua atenção à terra e para realizar certos propósitos definidos concernentes à humanidade.
A descida de Cristo, conforme mencionada em 1 Tessalonicenses 4:16, é no mesmo sentido em que as Escrituras falam de Deus descer à terra. Por exemplo, a Bíblia diz sobre Deus: “Ele passou a curvar os céus para baixo e a descer; e havia densas trevas debaixo dos seus pés.” (2 Samuel 22:10) “Eis que Jeová está saindo do seu lugar, e ele certamente descerá e pisará os altos da terra.” (Miquéias 1:3) Que significam essas palavras? Não que Deus deixará seu lugar no céu, mas que voltará sua atenção a assuntos na terra.
Do mesmo modo, quando Cristo volta sua atenção à terra ele ressuscita os que dormem na morte e que se juntarão a ele no governo celestial. (1 Tessalonicenses 4:14, 15;Apocalipse20:6) Eles, como Jesus, são levantados invisivelmente para se juntarem a ele no domínio espiritual. Assim, “os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro”. Daí, os cristãos ungidos ainda vivos na terra serão, ao completar sua carreira terrestre, “arrebatados em nuvens [ressuscitados quais invisíveis filhos espirituais de Deus], para encontrar o [invisível] Senhor no ar”. Assim, “depois”, conforme mencionado em 1 Tessalonicenses 4:17, significa que esses fiéis que então morrem terão também uma ressurreição em espírito. — 1 Coríntios 15:51-53.
Muito mais, porém, é realizado no retorno de Cristo. Instalado qual Rei no reino celestial de Deus, ele primeiro expulsa Satanás do céu e o confina às vizinhanças da terra. A partir desse trono celestial Jesus volta sua atenção à terra para inspeção e julgamento. As nações são ‘ajuntadas diante dele’, e as pessoas são separadas como “ovelhas” são dos “cabritos”. — Mateus 25:31-33; Apocalipse 12:7-12.
Essa separação feita por Jesus se baseia na atitude que os indivíduos têm para com os “irmãos” de Cristo, os cristãos ungidos, os ‘viventes, que sobreviverem’ na época de seu retorno. Os “irmãos” de Jesus receberam a tarefa de pregar as “boas novas do reino” e de ‘fazer discípulos de pessoas de todas as nações’. (Mateus 25:34-45; 24:14; 28:19, 20) Os separados quais “ovelhas”, na ilustração das ‘ovelhas e dos cabritos’, de Jesus, juntam-se aos “irmãos” de Cristo na proclamação do reino de Deus. Mas não alimentam qualquer esperança de alguma espécie de arrebatamento, ou de uma ressurreição celestial para ‘estar com o Senhor’. Em vez disso, têm a esperança bíblica de atravessar a “grande tribulação” e de viver para sempre em condições paradísicas na terra Em conexão com esse domínio terrestre do reino, o Rei Jesus Cristo lhes estenderá o convite: “Vinde, vós os que tendes sido abençoados por meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo.” — Mateus 25:34, 46; Apocalipse 7:9, 10, 14.

Mas quando começa esse Arrebatamento?

Paulo escreveu que este arrebatamento se dará durante “a presença” de Cristo. A maioria das traduções da Bíblia, tanto católicas como protestantes, foram infelizes ao verterem a palavra grega parousia por “vinda”. Dão a entender que o tempo do arrebatamento se refere a um evento que irá ocorrer no futuro, por volta da “vinda” de Cristo. Para um estudo adicional sobre “a presença” de Cristo acesse esse link: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003548

Anúncios

Um comentário sobre “O QUE É O ARREBATAMENTO MENCIONADO NA BÍBLIA?

  1. Pingback: É O SÁBADO O SELO DE DEUS? | A Bíblia Responde e Ajuda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s