A RELIGIÃO E O SEU ENVOLVIMENTO NA POLÍTICA É CORRETO?

Ao ler essa matéria tenha em mente o que nosso salvador Jesus cristo falou:”Meu reino não faz parte deste mundo.” (João 18:36)

Tendo isso em mente ao ler, tente responder as seguintes perguntas:

  • A religião que sigo está envolvida?
  • O que Deus pensa a respeito disso?
  • A religião verdadeira, baseada na bíblia faria esse tipo de coisa?
  • O que devo fazer para encontrar a religião que faz a vontade de Deus aqui na terra de acordo com o que a bíblia ensina?

As Religiões estão-se envolvendo
“É TEMPO de gente religiosa ter influência no governo.” Estas foram as palavras dum pastor da Califórnia, E.U.A. Concorda com ele, de que gente religiosa deve envolver-se na política? Muitos concordam, pois vêem com consternação as decadentes normas de moral, o aumento do crime, o declínio econômico, as tensões internacionais, a pobreza, a fome e a crescente descrença em volta da terra.
É verdade que os governos são responsáveis por muitos desses problemas. Contudo, os governos são amiúde impotentes. Pior ainda, muitos são marcados por escândalos. Relatos de corrupção e fraude têm enfraquecido a confiança das pessoas no governo, a ponto de concordarem com certa mãe de meia-idade, que disse: “Começo a pensar que o inteiro sistema político tornou-se corrupto e imoral.”
Por isso, muitos sinceros acham que a religião devia procurar ajudar. Acham que a religião representa a Deus, e acreditam — com toda razão — que, para se resolver os problemas do homem, é necessário mais do que o conhecimento humano. Oram pedindo ajuda, mas não têm certeza de como Deus os ajudará. Acham, talvez, que compete a eles fazer algo. Por isso, gostam de ver “gente religiosa” envolver-se na política para introduzir o elemento “religiosidade” no governo. Ministros, sacerdotes e pessoas ligadas à religião estão cada vez mais ativos na política.
É este o melhor modo de a religião ajudar hoje em dia?

O escritor bíblico Tiago escreveu:”o verdadeiro cristão deve manter-se “sem mancha do mundo”. — Tiago 1:27

O fato é que a verdadeira religião e seus seguidores podem fazer uma enorme contribuição. Mas, para percebermos o que é essa contribuição, precisaremos entender alguns fatos básicos.
Primeiro: Para ter valor, a religião precisa falar com a voz de Deus, não de homem. Como é isso possível? A Bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16, 17) Se o ministro religioso expressa sua própria opinião, mesmo que esteja com a Bíblia na mão, essa opinião não tem mais valor do que a de qualquer outra pessoa. No entanto, se o que ele diz está realmente declarado na Bíblia, ou na “Escritura”, expressa os pensamentos de Deus.
Em segundo lugar: Jesus disse: “Meu reino não faz parte deste mundo.” (João 18:36) Assim, a religião verdadeira, baseada na Bíblia, é neutra quanto à política do mundo. Não é nem a favor nem contra qualquer nação, raça, sistema político ou econômico. Os cristãos promovem o reino de Deus, não algum “reino” deste mundo. O cristão não deve tomar partido nas controvérsias políticas deste mundo, assim como Jesus não tomou partido nas controvérsias acaloradas entre os judeus e os romanos nos seus dias. — Marcos 12:17.
Jesus, assim como os cristãos hoje, provia ajuda física aos doentes e necessitados quando podia. Mas não se envolvia em política. Sua obra principal era pregar “as boas novas do reino”. (Mateus 9:35) O melhor modo em que o cristão pode ajudar seu próximo, em vista das atuais condições difíceis do mundo, é pregar estas mesmas “boas novas”.
Por que é isso melhor do que envolver-se na política? Porque, como qualquer pessoa realista deve reconhecer, os problemas da humanidade nunca serão solucionados completamente pela política, apesar dos esforços diligentes e sinceros de alguns políticos. Serão necessários autoridade e poder sobre-humanos para eliminar a pobreza, a doença, a corrupção e todos os nossos outros males. E a Bíblia explica que isto será feito somente por Deus, por meio de seu reino, seu governo celestial, tendo a Jesus Cristo por rei. — Jeremias 10:23; Daniel 2:44.
Portanto, a comissão dada por Jesus aos seus seguidores não foi a de procurar influenciar os políticos do mundo, mas fazer discípulos, o que fazem atualmente por pregar “estas boas novas do reino” em toda a terra habitada. (Mateus 24:14) Devem informar a humanidade sobre por que o reino acabará com as tensões e como sabemos que isso se dará muito em breve. Seu trabalho é falar a outros sobre as bênçãos que hão de fluir desse reino tanto agora como no futuro, e devem ajudar as pessoas a se tornarem discípulos de Jesus Cristo, o que as habilitará a participar dessas bênçãos. — Mateus 28:19, 20; 1 Timóteo 4:8; Revelação 21:3, 4.
Esta mensagem é valiosíssima para os que a aceitam. Responde às suas perguntas mais desconcertantes, elimina suas dúvidas, ajuda-os a enfrentar as tensões que os afligem agora, e, assim, ensina-lhes a obter a “paz de Deus, que excede todo pensamento”. — Filipenses 4:6, 7.

Terceiro:: “O deus deste sistema de coisas tem cegado as mentes dos incrédulos, para que não penetre o brilho da iluminação das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus.” — 2 Coríntios 4:4.

“ Novamente, o Diabo levou-o a um monte extraordinariamente alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles,  e disse-lhe: “Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me fizeres um ato de adoração.” Jesus disse-lhe então: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’” (Mateus 4:8-10)

Fica claro que o governante desse mundo é o diabo, pois ele é o “deus desse sistema de coisas” e tentou Jesus, usando a glória dos reinos do mundo. Como poderia ele oferecer algo que não lhe pertence?

Se o Diabo é quem governa todo o mundo por meio dos governos políticos, seria sensato a religião envolver-se?

Convido você leitor a ver os requisitos que a bíblia exige para a verdadeira religião:http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/qual-e-a-religiao-verdadeira/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s