Foi Pedro o Primeiro Papa?

“O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito Sumo Pontífice, o 265.° sucessor de Pedro.” — VATICAN INFORMATION SERVICE, CIDADE DO VATICANO, 13 DE MARÇO DE 2013.

“O bispo de Roma tem o direito de primado sobre a Igreja universal, pois ele é o sucessor de São Pedro, que recebeu tal prerrogativa de Jesus Cristo.” — O PRIMADO DO BISPO DE ROMA DURANTE OS PRIMEIROS TRÊS SÉCULOS (EM FRANCÊS), 1903, DE VINCENT ERMONI.

“Se, portanto, alguém disser . . . que o Pontífice Romano não é o sucessor do bem-aventurado Pedro no mesmo primado, seja anátema [isto é, declarado herege].” — CONCÍLIO VATICANO I, 18 DE JULHO DE 1870.

PARA milhões de católicos no mundo inteiro, o decreto de 1870 do Concílio Vaticano I é um dogma da Igreja, um ensino indiscutível. Mas a pergunta é: esse é um ensino bíblico? Além disso, será que o Papa Francisco é realmente o sucessor do apóstolo Pedro? Será que Pedro foi o primeiro papa?

“SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA”

O decreto de 1870 do Concílio Vaticano foi baseado principalmente na interpretação de Mateus 16:16-19 e de João 21:15-17. Os diálogos entre Jesus e Pedro que lemos nesses textos, bem como outros relatos bíblicos, mostram que o apóstolo Pedro teve um importante papel no início do cristianismo. Aliás, quando eles se conheceram, Jesus predisse que Pedro demonstraria qualidades fortes como uma rocha. (João 1:42) Mas será que Cristo deu a Pedro o primado, ou a autoridade suprema?

Em Mateus 16:17, 18, encontramos as palavras de Jesus a Pedro: “Eu te declaro: tu és Pedro [nome que significa “um pedaço de rocha”], e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.” * Será que Jesus estava dizendo que sua “Igreja”, ou congregação, seria construída sobre Pedro, um simples homem? Será que Pedro seria o cabeça de todos os outros seguidores de Jesus? Como os outros apóstolos, que presenciaram essa conversa, entenderam as palavras de Jesus? Os Evangelhos relatam que em várias ocasiões depois disso os apóstolos discutiram sobre quem era o maior entre eles. (Mateus 20:20-27;Marcos 9:33-35; Lucas 22:24-26) Se Jesus já tivesse dado o primado a Pedro, será que haveria dúvida de quem seria o maior entre os apóstolos?

Como o próprio Pedro entendeu as palavras de Jesus? Visto que era israelita, desde jovem Pedro  conhecia várias profecias das Escrituras Hebraicas sobre a “pedra” ou a “pedra angular”. (Isaías 8:13, 14;28:16; Zacarias 3:9) Pedro citou uma dessas profecias numa carta a outros cristãos e explicou que essa “pedra angular” representava o Senhor Jesus Cristo, o Messias. Pedro usou o termo grego pétra (a mesma palavra usada por Jesus em sua declaração em Mateus 16:18) apenas para se referir a Cristo. — 1 Pedro 2:4-8.

O apóstolo Paulo era outro seguidor fiel de Jesus. Será que Paulo acreditava que Jesus tinha dado o primado a Pedro? Reconhecendo a posição de Pedro na congregação cristã do primeiro século, Paulo escreveu que Pedro estava entre os que eram “considerados as colunas”. Portanto, para Paulo havia mais de uma ‘coluna’. (Gálatas 2:9) Além disso, se Jesus tivesse especificamente designado Pedro como o cabeça da congregação, por que outros cristãos apenas oconsideravam, ou o encaravam, como uma coluna?

Certa ocasião, Pedro deixou de tratar outras pessoas do modo correto, e Paulo o censurou. Escrevendo sobre isso, Paulo declarou de modo respeitoso, mas sincero: “Resisti-lhe francamente, porque [o que ele fez] era censurável.” (Gálatas 2:11-14) É óbvio que Paulo não achava que Cristo tinha construído sua “Igreja”, ou congregação, sobre Pedro ou qualquer outro homem imperfeito. Na verdade, ele acreditava que o alicerce da congregação era Jesus Cristo. Para Paulo, “essa pedra era Cristo”. — 1 Coríntios 3:9-11; 10:4.

“TU ÉS PEDRO . . .”

Então, o que significam estas palavras: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”? Para entender corretamente um trecho, precisamos ler o contexto. Sobre o que Jesus e Pedro estavam conversando? Jesus tinha acabado de perguntar a seus discípulos: “Quem dizeis que eu sou?” Sem hesitar, Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” Jesus elogiou Pedro e acrescentou que construiria sua “Igreja”, ou congregação, sobre uma “pedra” ainda mais sólida do que Pedro, ou seja, a pessoa em quem Pedro tinha acabado de demonstrar fé — o próprio Jesus. — Mateus 16:15-18.

O que significam as palavras de Jesus: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”?

Muitos “Pais da Igreja” escreveram que a “pedra” mencionada emMateus 16:18 é Cristo. Por exemplo, no quinto século, Agostinho escreveu: “O Senhor disse: ‘Sobre esta rocha edificarei a minha igreja’, porque Pedro dissera: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.’ Sobre esta rocha, que tu confessaste, eu edificarei a minha igreja.” Agostinho declarou várias vezes que “a Rocha (Petra) era Cristo”.

Agostinho e outros seriam considerados hereges se fossem julgados segundo a doutrina católica atual. Aliás, segundo o teólogo suíço Ulrich Luz, o consenso dos eruditos bíblicos de hoje a respeito desse assunto seria considerado uma heresia pelo Concílio Vaticano de 1870.

O PAPA É O SUCESSOR DE PEDRO?

O apóstolo Pedro não conhecia o título “papa”. Na realidade, até o nono século, muitos bispos não romanos se denominavam papas. Mas esse termo raramente foi usado como título oficial até o fim do século 11. Além disso, os primeiros cristãos não achavam que o primado supostamente dado a Pedro tinha sido transmitido a algum sucessor. Por isso, o erudito alemão Martin Hengel concluiu que não existe “nenhuma base histórica e teológica para o que veio a se tornar o ‘primado’ papal”.

Em conclusão: Pedro foi o primeiro papa? Será que ele teve algum sucessor? Será que o dogma católico do primado papal está de acordo com a Bíblia? A única resposta correta a essas perguntas é um simples não. O fato é que Jesus realmente construiu sua igreja, sua verdadeira congregação, sobre ele mesmo. (Efésios 2:20) Então cada um de nós deve se perguntar: “Será que eu encontrei a verdadeira congregação?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s