“Se Adão e Eva tinham dois filhos, Caim e Abel, onde Caim conseguiu sua esposa?”

Essa pergunta é interessante. Mas a Bíblia fornece detalhes suficientes para obtermos uma resposta satisfatória.

Os capítulos 3 e 4 de Gênesis apresentam as seguintes informações:

(1) Eva era “a mãe de todos os viventes”.

(2) Passou-se tempo entre o nascimento de Caim e a época em que ele fez a oferta que foi rejeitada por Deus.

(3) Após ter sido expulso e se tornado “errante e fugitivo na terra”, Caim temia que ‘alguém que o achasse’ tentasse matá-lo.

(4) Deus estabeleceu um sinal para proteger Caim, indicando que seus irmãos e outros parentes poderiam tentar matá-lo.

(5) “Depois”, Caim teve relações sexuais com sua esposa na “terra da Fuga”. — Gênesis 3:20; 4:3, 12, 14-17.

Segundo as informações acima, é lógico concluir que a esposa de Caim era descendente de Eva, nascida numa data desconhecida. Gênesis 5:4 diz que, durante os 930 anos de sua vida, Adão “se tornou pai de filhos e de filhas”. A Bíblia não diz que a esposa de Caim era filha de Eva. Na verdade, o fato de ela só ser mencionada depois da expulsão de Caim indica que já se havia passado tempo suficiente para que ela fosse até mesmo neta de Adão e Eva. Por isso, o The Amplified Old Testament (O Velho Testamento Amplificado) diz que a esposa de Caim era simplesmente “uma das descendentes de Adão”.
Adam Clarke, comentarista bíblico do século 19, acreditava que o motivo de Deus estabelecer um sinal por causa do medo que Caim sentia era porque já havia na Terra várias gerações dos descendentes de Adão — a ponto de existirem “diversos povoados”.
Hoje, muitas sociedades acham inconcebível Caim ter se casado com uma de suas irmãs ou com outra descendente posterior de Adão gerada pelo casamento entre seus filhos e filhas. Geralmente, isso se dá por causa de tabus sociais ou por medo de defeitos genéticos. No entanto, F. LaGard Smith comenta em The Narrated Bible in Chronological Order (A Bíblia Narrada em Ordem Cronológica): “É muito provável que esses primeiros irmãos e irmãs tenham casado entre si, apesar de isso parecer impróprio se ocorresse em gerações posteriores.” Além disso, é digno de nota que foi apenas depois de Moisés receber as leis de Deus para a nação de Israel em 1513 AC que as relações sexuais entre parentes foram especificamente proibidas. — Levítico 18:9, 17, 24.

Anúncios

3 comentários sobre ““Se Adão e Eva tinham dois filhos, Caim e Abel, onde Caim conseguiu sua esposa?”

  1. joão gilberto

    O texto biblico fala que Adã o e Eva tiveram como filhos Caim, Abel e Sete. Embora seja mencionado que Adão se tornou pai de filhos e de filhas, isso só é dito após o nascimento de Sete.
    O relato biblico deixa claro que Caim foi o primeiro filho logo após o pecado no jardim, pois lá é dito por Eva produzir um homem com a ajuda de Deus” , indicando assim que antes de Caim não havia nenhum outro homem a não ser Adão.
    O relalto informa que só depois da morte de Abel, que Adão passou a ter relações novamente com Eva e disso nasce Sete e nessa ocasião, Adão contava com 130 anos , o que é um absurdo , pois como é que um homem leva tanto tempo para ter um terceiro filho? (gênesis 5: 3). E não se pode querer dizer que já havia outros filhos de Adão, não, pois novamente é mencionado por Eva “Deus designou outro descendente em lugar de Abel, visto que Caim o matou”. O que significa isso? Significa que Sete foi o terceiro filho homem de Adão e portanto antes dele só havia homem na terra apenas Adão e o homicida, Caim.(genesis 4:25-26).
    Os filhos e filhas só são mencionados após o nascimento de Sete( 3 filho homem), portanto a pergunta ainda persiste onde Caim encontrou essa sua esposa, se só havia ele e Adão como homem na terra? E não ainda forçar uma interpretação aqui, pois, note que a palavra entrementes significa “naquela ou nesta ocasião, enquanto isso, nesse meio tempo” ou seja esses supostos filhos ou filhas de Adão só nasceram por ocasião ou no intervalo de tempo do nascimento de Sete.(genesis 5:4-5).
    Os textos são claros!

    Curtir

  2. joão gilberto

    Desculpe-me, mas estava observando o texto que enviei e notei alguns erros de pontuação, por isso resolvi reformulá-lo. E apontar mais claramente os textos biblicos.

    O texto bíblico fala que Adão e Eva tiveram como filhos Caim, Abel e Sete, nessa ordem respectivamente.
    O capítulo 4 deixa claro que após o nascimento de Caim, seguiu-se o de Abel. Reza o texto : “ Adão teve então relações com eva, sua esposa, e ela ficou grávida. A seu tempo, ela deu à luz Caim”. Perceba que é usada a palavra então com o fim de explicar que as relações sexuais do casal começaram após sua expulsão do Éden (Gênesis 3:24). Continua Eva a falar: “Produzi um homem com o auxílio de Iavé, Jeová, IHVH”. A partir dessa fala de Eva, percebemos claramente, que Caim era o primogênito do casal, daí o porquê da mesma dizer que havia produzido um homem; assim, antes de Caim, Eva não havia produzido nenhum outro.
    “ Mais tarde deu novamente à luz, seu irmão Abel”(Gênesis 4:2). Aqui é usada a expressão ”mais tarde” o que ela indica? Indica que o nascimento de Abel se deu em momento não muito posterior ao de Caim, conforme já dito acima. Até aqui não há nenhum indício de que Eva tenha tido outros filhos além desses. Por certo que a bíblia parece sempre privilegiar ou destacar o nascimento de homens em detrimento ao de mulheres, (fato que é usado por muito para dizer que a bíblia é um livro machista) contudo quando esse ocorre, ela não deixa de mencionar. Temos como exemplo desse caso as filhas de Ló.
    Embora seja mencionado que Adão tenha se tornado pai de filhos e de filhas, isso só é dito após o nascimento de Sete, e por ocasião de seu nascimento, Caim já havia arranjado sua esposa. De onde ninguém sabe!
    Segundo o relato bíblico, Adão contava com 130 anos quando Sete nasceu(Gênesis 5:3). E até aqui sabemos que Adão já tinha se tornado pai de Caim e do falecido Abel, que é um absurdo , pois como é que um homem leva tanto tempo para ter um terceiro filho? O relato de Lucas prova que Sete era o 3º da linhagem de Adão( Lucas 3: 38). Mesmo que forcemos a barra e digamos que houve nascimentos de filhas entre o nascimento de Caim e Sete,( e é fato de que isso não ocorreu) isso ainda não apaga o absurdo dessa história. Repito, um homem ter um terceiro filho (macho) somente com 130 anos, não é lógico, muito menos natural. E não se pode querer dizer que já havia outros filhos de Adão, não, pois novamente é mencionado por Eva “Deus designou outro descendente em lugar de Abel, visto que Caim o matou”. O que significa isso? Significa que, Sete, para Eva, era o filho que estava substituindo o filho já morto Abel. Portanto, após a morte de Abel e com o nascimento de Sete, só havia, na terra, 3 homens Adão, Caim, o homicida, e Sete.(Gênesis 4:25-26).
    Como dito antes, os filhos e filhas só são mencionados após o nascimento de Sete. Portanto, a pergunta ainda persiste onde Caim encontrou essa sua esposa, se só havia ele e Adão como homem na terra? E, não adianta forçar uma interpretação aqui, pois, note que a palavra entrementes significa “naquela ou nesta ocasião, enquanto isso, nesse meio tempo” ou seja esses supostos filhos ou filhas de Adão só nasceram por ocasião ou no intervalo de tempo pós nascimento de Sete.(Gênesis 5:4-5).

    Curtir

  3. glawber

    Muito bom o comentário de João Gilberto, confesso que nunca havia notado esses detalhes na Bíblia. Embora eu creia na Bíblia, não posso fechar os olhos para uma argumentação muito bem estruturada como essa.
    Pessoalmente, não tenho como rebater suas reflexões João, pode ser que em algum outro momento isso aconteça.
    Eu assistir ao programa Na mira da verdade falando sobre esse ponto, no entanto, esses detalhes não foram abordados. As ideias expostas aqui mesmo em abibliavidaeterna.org também são muito boas, mas também, agora noto que há claros que não ficaram preenchidos a partir das argumentações pontuais de João.
    Parabéns, João! Gosto muito de pessoas de reflexão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s