Quem é o anticristo?

“OUVISTES QUE VEM O ANTICRISTO.” — 1 JOÃO 2:18.

SE LHE avisassem que viram um criminoso perigoso dirigindo-se para a sua vizinhança, o que faria? Sem dúvida você procuraria saber exatamente como ele é e como age. Ficaria alerta.

Vivemos hoje numa situação similar. O apóstolo João avisou: “Toda expressão inspirada que não confessa a Jesus não se origina de Deus. Além disso, esta é a expressão inspirada do anticristo, de que ouvistes que viria, e agora já está no mundo.” (1 João 4:3) Existe mesmo esse anticristo, inimigo de Deus e enganador de homens, ameaçando o bem-estar de toda a humanidade?

João usou o termo “anticristo” cinco vezes em duas de suas cartas. Esse termo se refere a uma entidade que se opõe ao que a Bíblia ensina sobre Jesus Cristo e inclui impostores que se apresentam como Cristo ou como enviados por ele. A Bíblia fornece informações confiáveis sobre o anticristo. Mas assim como acontece às vezes com criminosos, relatos infundados sobre essa entidade enigmática receberam mais atenção do que a própria verdade.

Identificação errada

Desde os dias do apóstolo João, tem-se alegado que o anticristo por ele mencionado refere-se a um indivíduo específico. Foram aventadas várias possibilidades. Séculos atrás muitos pensavam que o imperador romano Nero era o anticristo. Em tempos mais recentes, a onda de ódio e de terror desencadeada por Adolf Hitler convenceu muitos de que ele era o anticristo. O termo foi aplicado até mesmo ao filósofo alemão Frieddrich Nietzsche. Mas outros acreditam que essa entidade ainda não veio e que virá na forma de um político astuto e cruel, decidido a dominar o mundo. Eles acreditam que a fera de Apocalipse, capítulo 13, seja uma referência específica ao anticristo mencionado por João. Dizem que a marca 666 de alguma forma identificará esse futuro expoente do mal.

Os que promovem esses conceitos pressupõem que João falou de apenas um anticristo. Mas o que revelam as palavras do apóstolo? Veja o que diz 1 João 2:18: “Assim como ouvistes que vem o anticristo, já está havendo agora muitos anticristos.” Como diz o texto, “muitos anticristos”, não apenas um, eram responsáveis pela conturbação espiritual no primeiro século. E hoje há não apenas um, mas muitos anticristos que formam a classe do anticristo. Coletivamente, eles têm causado dano espiritual à humanidade. (2 Timóteo 3:1-5, 13)

Quem são os que constituem o anticristo?

Vejamos se a fera de Apocalipse, capítulo 13, faz parte dessa classe. O apóstolo João escreveu: “A fera que vi era semelhante a um leopardo, mas os seus pés eram como os dum urso, e a sua boca era como a boca dum leão.” (Apocalipse 13:2) O que significam esses elementos?

Os eruditos bíblicos observaram que há uma relação entre o capítulo 13 de Apocalipse e o capítulo 7 de Daniel. Daniel recebeu de Deus uma visão de feras figurativas, incluindo um leopardo, um urso e um leão. (Daniel 7:2-6) O que significavam estes, segundo o profeta? Ele escreveu que os animais selvagens simbolizavam reis, ou governos, humanos. (Daniel 7:17) Podemos assim concluir logicamente que a fera de Apocalipse representa governos humanos. Uma vez que esses governos se opõem ao Reino de Deus, eles fazem parte do anticristo.

Quem mais faz parte do anticristo?

Quando Cristo, o Filho de Deus, esteve na Terra, ele tinha muitos inimigos. E hoje, embora esteja fisicamente fora do alcance deles, ainda tem inimigos. Veja quem está incluído entre esses opositores.

O apóstolo João declarou: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho.” (1 João 2:22) Os que se opõem e os líderes de muitas religiões torcem os ensinos claros de Jesus formando um emaranhado de fraude religiosa. Eles rejeitam a verdade da Bíblia e espalham mentiras em nome de Deus e de Cristo. Por meio da doutrina da Trindade, negam a verdadeira relação entre o Pai e o Filho. Assim sendo, eles também fazem parte do anticristo.

Jesus alertou seus discípulos em Lucas 21:12: “As pessoas deitarão mãos em vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões . . . por causa do meu nome.” Desde o primeiro século, os verdadeiros cristãos têm suportado cruel perseguição. (2 Timóteo 3:12) Os que promovem tal tratamento lutam contra Cristo. Eles também são parte do anticristo.

“Quem não está do meu lado é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha.” (Lucas 11:23) Aqui Jesus proclama que todos os que se opõem a ele e aos propósitos divinos que ele apóia caem na categoria do anticristo.

Que fim está reservado para eles?

‘Deus destruirá os que falam mentira. Jeová detesta o homem que derrama sangue e que engana’, diz o Salmo 5:6(Tradução Brasileira). Será que isso se aplica aos anticristos? Sim. O apóstolo João escreveu: “Muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o anticristo.” (2 João 7) Por terem mentido e enganado as pessoas, o Deus Todo-Poderoso destruirá os anticristos.

Ao se aproximar o tempo para a execução dessa sentença, os verdadeiros cristãos jamais devem permitir que enganos e pressões contra os ensinos de Cristo. O aviso de João é urgente: “Acautelai-vos para que não percais as coisas que produzimos por trabalho, mas para que obtenhais uma plena recompensa.” — 2 João 8.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s