Explicando Mateus 5:17

“Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Não vim destruir, mas cumprir.” – Mateus 5:17.

Como uma tábua de salvação, os guardadores do sábado gostam de citar Mateus 5:17,18 como garantia de que os Dez Mandamentos com seu sábado semanal ainda devem ser guardados pelos cristãos.

Mas o contexto revela que as palavras de Jesus incluíam TODAS AS LEIS, cerca de 600; e não havia distinção entre o que era “cerimonial” e “moral”. Jesus encarava todas as leis como apenas um conjunto único.[1]

Mas, vamos analisar mais alguns detalhes pertinentes.

Jesus disse que não veio destruir e lei e os Profetas.

Pense no que os profetas predisseram com respeito ao nascimento de Jesus. As profecias diziam que ele nasceria de uma virgem, na cidade de Belém e que seria traído por 30 moedas de pratas. Ora, essas profecias não foram destruídas, mas já se cumpriram; não precisamos mais esperar Jesus nascer e morrer pela humanidade.

Os profetas de fato não foram destruídos, mas estão todos registrados na bíblia para o nosso benefício e instrução. (Lucas 24:27) Por isso Jesus é chamado de “a verdade”, porque as palavras dos profetas se tornaram realidade em Jesus. – João 14:6.

Por exemplo, Jesus não destruiu a celebração da páscoa anual, aquela com a morte de um cordeiro sacrificial. Mas afastou-a do caminho por cumpri-la, tornando-se o verdadeiro cordeiro pascoal – Jo 1:17, 29; 1Co 5:7.

Podemos ver isso em Efésios 2:14,15: “Pois ele é a nossa paz, aquele que das duas partes fez uma só e que destruiu o muro no meio, que os separava. Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos.”[2]

Colossenses 2:14: “E apagou o documento manuscrito que era contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura.”

Em Colossenses 2:16, o documento manuscrito que foi apagado, inclui também todos os sábados, qualquer um.

Mateus 5:18 diz: pois, deveras, eu vos digo que antes passariam o céu e a terra, do que passaria uma só letra menor ou uma só partícula duma letra da Lei sem que tudo se cumprisse.

Jesus não disse que a Lei não passaria. Não, ele disse que não passaria “sem que se cumprisse”.Ou seja, depois da Lei ser cumprida ela passaria!

Em outras palavras, seria mais fácil os céus e terra literais deixarem de existir, do que Deus deixar de cumprir as suas leis, provando assim que Deus não é mentiroso ao cumprir suas promessas. – Tito 1:2.

 

Os artigos deste blog podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o blog oapologistadaverdade.blogspot.com

Anúncios